CLUPAC - Clube Português de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Cantinho de Portugal


No meio das atribulações e das imprevisibilidades do meu trabalho, tive a sorte de conseguir ir no ano passado a mais um encontro de coleccionadores de pacotes de açúcar na República Checa, desta vez na simpática cidade de Olomouc.

Tive também a sorte de me encontrar lá com mais um coleccionador português, o amigo Miguel Oliveira. Quando soubemos que íamos os dois ao encontro, tivemos a ideia de levar connosco um saborzinho do nosso Portugal. Imaginem só: Queijo da ilha de S. Jorge, enchidos de porco preto do Alentejo e meia dúzia de garrafas de ginjinha, da Espinheira. Caso lá não houvesse, íamos apetrechados com pratos e copos de plástico, bem como palitos.

Em nome do CLUPAC, levávamos como oferta a todos os participantes um saquinho com uma pequena série portuguesa de pacotes de açúcar, juntamente com um folheto divulgando o nosso encontro anual, o PORTSUGAR.


O encontro começou com a montagem das mesas, num animado burburinho. No átrio da escola onde se realizava o encontro, havia uma mesa comprida onde se encontravam comes e bebes variados à disposição dos participantes. Enquanto as primeiras trocas concentravam todas as atenções, tomámos de assalto uma ponta da mesa e aí montámos o “Cantinho de Portugal” - As garrafas da ginjinha, pratos com rodelas de enchidos e quadradinhos de queijo, palitos à descrição e – não podia deixar de ser – uma bandeira de Portugal!


Escusado será dizer que demos nas vistas com o sucesso do nosso “Cantinho”. Todos gabavam os nossos sabores e faziam questão de nos dizer qualquer coisa simpática, para além das trocas que faziam connosco.

Em casa da minha amiga Lenka, onde fiquei hospedado, enquanto esvaziava mais uns pacotinhos, perguntaram-me se as trocas que tinha feito compensavam vir assim de tão longe...


– Claro que não, respondi, o que realmente compensa é o convívio com os amigos, a festa que fazemos, a cerveja checa, a ginja portuguesa, os brindes, os passeios, os serões animados… e também as trocas, claro!


Neste cantinho da Europa a que chamamos Portugal, também procuro pacotes de açúcar, também faço trocas, também fico contente por conseguir “aquele” pacote especial.

Mas o melhor da festa, aquilo que realmente me leva, são os bons encontros, os bons momentos e as boas amizades que faço pelo caminho! Sem isso não teria qualquer graça!


Rui Colaço

Sócio Nº 6 do CLUPAC
colaco.rui@gmail.com

2 Comments:

  • Amigo Colaço
    Os portugueses quando apostam na amizade são o maximo. fico muito agradado com a sua disponibilidade em engrandeçer este hoby dos chamados loucos do doce.
    Um grande abraço de
    José Feliciano (58)

    By Blogger Unknown, at 10:27 da tarde  

  • É verdade, Rui!
    No ano passado, tive a minha primeira experiência num encontro de coleccionadores de pacotes de açúcar fora de Portugal. Trouxe milhares de pacotes de diversos países que enriqueceram a minha colecção, mas o mais valioso foram as amizades que conquistei e que estou a consolidar e as experiências que vivi. Não há nada no mundo que supere isso.

    By Blogger Fátima Mariano, at 7:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home