CLUPAC - Clube Português de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar

domingo, janeiro 28, 2007



Este nosso CLUPAC!

Dois meses apenas após a eleição dos novos Corpos Sociais do CLUPAC, não posso deixar de louvar a actual Direcção pelos seus projectos audaciosos e pelas iniciativas que tem tido, em prol do desenvolvimento do nosso Clube.

Na origem do CLUPAC, há meia dúzia de anos, estava a primeira necessidade de estabelecer o encontro e o contacto entre coleccionadores, bem como de dar a conhecer ao mundo a existência do coleccionismo de pacotes de açúcar.

Em muito poucos anos, o salto que se deu foi gigantesco. Hoje, os coleccionadores podem comunicar na internet através de mailing lists; diversos sites e blogues sobre coleccionismo de pacotes de açúcar oferecem informação e debate sobre o tema; as trocas de pacotes pelo correio são prática generalizada de muitos coleccionadores; multiplicam-se os encontros de trocas aqui e ali, enquanto que os tradicionais encontros de coleccionadores são pouco a pouco conquistados pelos coleccionadores de pacotes de açúcar.

Entretanto, o nosso hobby tem vindo a ser engrandecido com o trabalho de diversos coleccionadores, com a criação de álbuns ou catálogos de pacotes de açúcar, de âmbito generalista ou mais específico. A imprensa conta já com dezenas de publicações alusivas ao coleccionismo de pacotes de açúcar, em artigos, reportagens ou simples notícias. A rádio e a TV têm dado também um crescente destaque a estes temas.





Perante um tal dinamismo, o que se exige dum clube de coleccionadores como o CLUPAC já não é o mesmo. Os coleccionadores já não precisam do CLUPAC para se conhecerem ou encontrarem. A informação está disponível em diversos locais. Aqueles que foram os primeiros objectivos do Clube foram assim evoluindo para planos mais abrangentes.

Com as limitações que todos conhecemos, as Direcções do CLUPAC têm sabido acompanhar esta evolução e criar novas vertentes na sua actuação enquanto associação. O CLUPAC promove e organiza anualmente aquele que é hoje em dia um dos maiores encontros mundiais de coleccionadores de pacotes de açúcar – o PortSugar – cuja importância e qualidade de organização ultrapassam fronteiras. Com a exposição Viagens do Açúcar, o CLUPAC leva às nossas escolas o coleccionismo de pacotes de açúcar, dando-o a conhecer aos jovens e despertando novos coleccionadores. Com o CLUPAC Solidário, distribui açúcar do esvaziamento de pacotes por instituições carenciadas.

Com um portal e um blogue na internet, uma revista semestral e uma folha informativa mensal dirigida a cada um dos seus sócios, agora também em espanhol, francês e inglês para os membros estrangeiros, o Clube continua a intensificar a informação e o contacto entre os seus associados.

A actual Direcção pretende ainda criar, entre outros, o projecto CLUPAC Escolas, com um verdadeiro programa pedagógico de motivação ao coleccionismo para as faixas etárias mais jovens: está já a intensificar contactos com embaladoras de pacotes de açúcar com vista à obtenção e distribuição de informação actual e fidedigna sobre as suas emissões; pretende começar a editar catálogos anuais das emissões de séries nacionais; a nível interno, faz um esforço para melhorar a organização administrativa do Clube, com um objectivo claro de conseguir concretizar um velho sonho – uma sede própria. Isto para além de outros projectos que, com a ajuda de todos, certamente se concretizarão.

Como associado, tenho um imenso orgulho em pertencer ao CLUPAC! Pertenço a um Clube com uma Alma própria. Mais do que um simples ficheiro de contactos, ou um organizador de eventos, o CLUPAC é um projecto colectivo com uma vocação social e de interesse público com que me identifico totalmente.

À enorme generosidade daqueles que, dando-nos o sacrifício do seu tempo, estão agora em início de mandato como dirigentes do CLUPAC, devemos responder com o nossa colaboração, apoiando as suas iniciativas e engrandecendo, cada vez mais, o nosso Clube!

Vamos ajudar a Direcção!
Viva o coleccionismo de pacotes de açúcar!
Viva o CLUPAC!


Rui Colaço
Sócio Nº 6 do CLUPAC

colaco.rui@gmail.com