CLUPAC - Clube Português de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar

sexta-feira, janeiro 05, 2007

TROFÉU DE CAÇA

As férias constituem, normalmente, um período de descanso e de distanciamento da rotina laboral, um tempo de saborear o sol e o sal, ou uma oportunidade de conhecer novas paragens e novas gentes. Contudo, as férias de um coleccionador de pacotes de açúcar são, para além de tudo isso, uma autêntica expedição à “pacolândia” … uma obstinada caça aos pacotes. Então, quando o destino é um país estrangeiro, ele enceta um emocionante safari citadino, para o qual arrasta todos os seus acompanhantes, e que termina com um acumular de pacotes capaz de criar alguns embaraços perante os serviços alfandegários.
Reporto aqui o momento alto das últimas férias de Verão na Escandinávia, que tinham como grande objectivo atingir o Cabo Norte (Noruega), quer pelo seu simbolismo geográfico, quer pelo desfrutar do esplendoroso espectáculo do “sol da meia-noite”.

Sol da Meia-Noite no Cabo Norte (Nordkapp)

Uma vez no Cabo Norte, o objectivo parecia alcançado. No entanto, o insaciável instinto caçador impelia-me para a procura de algo mais, para a busca da cereja no cimo do bolo - um pacote de açúcar desse mítico local do nosso planeta. Espantosamente, foi sem grande esforço mas com enorme entusiasmo que o caçador deu de caras, não com um pacote, mas com um cubo … de aspecto discreto, como a querer dizer que naquele lugar a estrela era outra. E assim, lá deitei a mão ao cesto, no balcão de um bar panorâmico com uma vista deslumbrante para o Atlântico, e saquei o meu “troféu de caça” que agora partilho com vocês – o cubo de açúcar do ponto mais a norte da Europa.

Mário Pacheco
(Sócio nº 8 do CLUPAC)

2 Comments:

  • Mário, não sabes a inveja (no bom sentido!) que tenho de ti. Esse foi, de facto, um verdadeiro troféu de caça. E sei bem o que significa ter que ouvir a família e os amigos quando, em férias, os tentamos arrastar para todos os cafés, hotéis, bares e restaurantes possíveis há procura de mais aquele pacotinho... Resta-nos a consolação de encontrarmos verdadeiros troféus de caça!

    By Anonymous Anónimo, at 11:56 da tarde  

  • Caro Mário
    É sempre agradável recordas tais acontecimentos e aqui expresso a minha gratidão pela tua partilha connosco. Agora estou em crer que "o" troféu de caça foram tantos quantos os que couberam numa mão (pelo menos). Um abraço.

    By Blogger Vicktor Reis, at 9:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home