CLUPAC - Clube Português de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar

quinta-feira, novembro 23, 2006

Eleições - CLUPAC

No virar de página que dará origem ao terceiro mandato dos Órgãos Sociais do CLUPAC é importante que a Assembleia Geral Eleitoral, que decorrerá no próximo dia 25 de Novembro, seja um claro sinal de vitalidade do Clube, com a comparência e a participação activa dum número significativo de associados.

Deixa-se, em baixo, o Programa Eleitoral da única lista candidata às eleições e que será votado na referida Assembleia Geral.


Lista A

Composição

Direcção

Presidente – Maria de Fátima da Silva Mariano (Sócia nº 074)
Tesoureiro – José Aníbal Guerreiro Sardinha (Sócio nº 213)
Vice-Presidente – Maria Paula Dias Louro de Almeida (Sócia nº 099)
Vice-Presidente – António José Campos (Sócio nº 230)
Vice-Presidente – José António Félix da Mota Araújo (Sócio nº 216)

Mesa da Assembleia-Geral

Presidente – Victor Manuel F. Rosa dos Reis (Sócio nº 036)
Secretário – Mário Guilherme Garcês Pacheco (Sócio nº 008)
Vice-Presidente – Carlos Alberto Luz Augusto Teixeira (Sócio nº 016)

Conselho Fiscal

Presidente – Fernando Jorge Ferreira Sousa (Sócio nº 001)
Secretário – Carlos Manuel Vieira Dias (Sócio nº 005)
Relator – Carlos João Silva Lopes (Sócio nº 131)


Programa Eleitoral

- Por um CLUPAC com direcção assistida… por todos os associados


1 – SEDE

Atendendo às actividades que o CLUPAC promove e pretende promover, ao património que já possui e ao número de associados (já foi ultrapassado o sócio 300) é prioritário arranjar um espaço físico que funcione como sede, onde os elementos dos corpos sociais possam reunir-se, onde o arquivo documental possa ser consultado pelos associados que assim o pretenderem e onde o espólio possa ser exposto. Daremos continuidade aos contactos anteriormente feitos com Câmaras Municipais, no sentido de tentar com que ajudem o Clube a arranjar uma sede.

2 – CATÁLOGO

Tendo em conta as conclusões da comissão que está a estudar um método de classificação de séries, produzir anualmente um catálogo com as séries emitidas no ano civil anterior. Paralelamente, será feito um esforço no sentido de produzir catálogos com as séries mais antigas.

3 – WORKSHOPS

De modo a suscitar o debate e a esclarecer algumas dúvidas que frequentemente são colocadas pelos associados, é de todo o útil fomentar workshops em vários pontos do país, onde seja explicado aos interessados várias questões, tais como, por exemplo, como retirar açúcar em pedra dos pacotes, como fazer desaparecer manchas de humidade sem danificar o pacote, quais os métodos possíveis de abertura dos pacotes e as várias formas de os guardar, entre outras. Será mais um ponto de encontro e uma oportunidade para os coleccionadores debaterem estas e outras questões entre si.

4 – VISITAS GUIADAS ÀS EMBALADORAS

Promover, tanto quanto possível, visitas organizadas e em grupo às instalações de várias embaladoras para que os associados conheçam todo o trajecto desde a concepção até à produção de um pacote de açúcar.

5 – PORTSUGAR

Os encontros anuais promovidos pelo Clube têm crescido de ano para ano, pelo que o PortSugar deverá continuar a ser realizado anualmente.

6 - CLUPAC SOLIDÁRIO

Tendo em conta o êxito que a campanha teve no PortSugar 2006, o CLUPAC SOLIDÁRIO pode ser promovido em cada assembleia-geral e PortSugar, sendo o açúcar recolhido sempre entregue a uma instituição da zona onde se realizam as reuniões e os encontros.

7 – EXPOSIÇÃO ITINERANTE “VIAGENS DO AÇÚCAR”

Criar quadros com novas temáticas e apostar mais nos pacotes portugueses. Tentar com que a exposição seja mais facilmente transportável e elaborar um pequeno catálogo da mesma.

8 - CLUPAC ESCOLAS

Aproveitando o facto de a exposição “Viagens do Açúcar” estar, muitas vezes, em estabelecimentos de ensino, organizar sessões de sensibilização e de esclarecimento junto dos alunos, de modo a incutir nos mais novos todos os princípios e valores pelos quais se regem os coleccionadores.

9 - COLECÇÃO DE REFERÊNCIA

Inventariar os pacotes que existem e catalogá-los de acordo com as conclusões da comissão de classificação de séries. Numa segunda fase, será elaborada uma lista de faltas e pedir aos associados que ajudem a enriquecer a colecção do Clube.

10 – CONTACTOS COM AS EMBALADORAS

Retomar os contactos oficiais com as embaladoras, no sentido de estas facultarem ao Clube toda a informação disponível sobre novas séries e pacotes que vão ser produzidos, entre outras informações úteis.

11 – COMUNICAÇÃO E IMAGEM

- Publicar o Clupac Directo todos os meses e tentar com que os sócios estrangeiros o comecem a receber, nesta primeira fase, em francês, inglês e castelhano;

- Dar continuidade à revista O Pacotim;

- Eleger um porta-voz que responda de uma forma atempada e em nome da Direcção às questões colocadas pelos associados;

- Tornar o site mais actual, informativo e interactivo e dinamizar mais o blog. Inserir informação que existia no site anterior, como a História do Clube, o RGI e os Estatutos;

- Compilar todas as notícias que tenham sido publicadas ou emitidas sobre o CLUPAC desde a sua existência, em órgãos de informação nacionais ou estrangeiros, de âmbito nacional ou regional, e criar uma revista de imprensa;

- Emitir de uma forma regular comunicados de imprensa sobre as actividades do Clube e o coleccionismo de pacotes de açúcar em geral.

12 – CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE SÓCIOS

É notória a discrepância geográfica que existe em termos de massa associativa. É de todo essencial que um clube consiga abranger todo o território nacional. Por essa razão, o CLUPAC terá que dar-se a conhecer nas regiões onde ainda tem pouca expressão, quer através da promoção de pequenos encontros de trocas ou da exposição “Viagens do Açúcar”, por exemplo. Pôr também em prática uma campanha de angariação de sócios noutros países, nomeadamente europeus.

13 –ACTIVIDADES REGIONAIS

Apoiar as iniciativas regionais promovidas por grupos de sócios, desde que estas se enquadrem no âmbito da actividade do CLUPAC.