CLUPAC - Clube Português de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

COMPOSIÇÕES COM PACOTES DE AÇÚCAR

Por ocasião do último encontro de coleccionadores "Doce Sintra", tive o gosto de apresentar, em jeito de exposição, as minhas composições de pacotes de açúcar com documentos alusivos ao seu tema.


Muitos dos coleccionadores presentes gostaram da ideia de juntar um pacote de açúcar com um postal ou folheto, com um bilhete de espectáculo ou mesmo com um recorte de jornal alusivo ao tema do pacote de açúcar.
Com esta experiência, é possível criar peças combinadas únicas e originais, mesmo a patir de pacotes de açúcar comuns, daqueles que toda a gente tem.




Desde há algum tempo que eu ia guardando postais, folhetos ou outros documentos, sempre que tinham temas que coincidiam com o tema de pacotes de açúcar. Juntava-os numa caixa, esperando algum dia poder fazer uma montagem que de alguma maneira os valorizasse.
Foi no Natal de 2004 que o Victor Reis, amante e praticante de fotografia, me ofereceu uma foto sua da árvore de natal gigante erguida em Lisboa, na zona de Belém, juntamente com o respectivo pacotinho de açúcar.



A verdade é que não poderia ter sido mais oportuno. Decidi que essa composição seria a primeira a ser montada e que iniciaria o trabalho de montar os outros documentos que tinha guardados, compondo-os com os respectivos pacotes de açúcar.


Depois de vários ensaios, optei por fazer a montagem numa folha de cartolina preta, tamanho A4. Fiquei satisfeito com o resultado:



Decidi que as minhas montagens juntariam em cada folha apenas um único pacote de açúcar com um documento alusivo. Não se tratava aqui de apresentar séries completas, nem de ter composições de todos os pacotes. Pretendia apenas criar combinações interessantes, sem outra pretenção que não fosse a de apresentar ou expor alguns pacotes de açúcar de uma forma diferente e atractiva.



Estas composições permitem dar destaque, por exemplo, a eventos marcantes para o nosso país, como o Euro 2004,



Ou para a nossa cidade, como o festival do Rock in Rio em Lisboa,




Permite desenvolver o tema dos cafés, com a diversidade de postais, folhetos, marcadores de livros, etc. emitidos pelas marcas de cafés







Um simples pacote de açúcar publicitário pode dar origem a composições extremamente atraentes...


... aproveitando postais ou folhetos da mesma campanha.






À medida que eu ia fazendo as montagens, ia ficando cada vez mais entusiasmado com o resultado obtido. As várias composições, dentro de micas A4, formavam um álbum muito atraente que comecei a mostrar em encontros de coleccionadores.

Para além dos pacotes publicitários, os pacotes de açúcar com campanhas cívicas dão também composições interessantes, com os respectivos folhetos.



Hoteis, restaurantes, cafetarias, muitas vezes estão associados a recordações que podem ser marcadas com uma composição original:



Com a diversidade de material publicitário disponível, o tema das companhias aéreas, por exemplo, revela-se especialmente fértil neste tipo de composições.



Actualmente tenho perto de duas centenas de composições, que agrupo em dois álbuns segundo temas como marcas de cafés, hoteis e restaurantes, publicidade diversa, arte, natureza, monumentos, etc.
Quanto a estes últimos, apenas faço composições com pacotes de açúcar e documentos de sítios que visitei, até para limitar o número de peças dentro do razoável.
Actualmente, sei de vários coleccionadores de pacotes de açúcar que, a par das suas colecções, se dedicam também às composições temáticas. Há quem junte aos pacote de açúcar guardanapos, bases de copos, toalhas de papel individuais, etc.
Nesta diversidade, com a imaginação e o cunho pessoal de cada um, é possível reinventar novas formas de lidar com pacotes de açúcar, o que resulta enriquecedor.
Com toda a seriedade com que encaro o coleccionismo de pacotes de açúcar, para mim continua a ser uma actividade lúdica, bem divertida, com muito ainda por descobrir.

Rui Colaço
Sócio Nº 6 do CLUPAC

1 Comments:

  • Viva!
    Espectacular a ideia, gostei muito da junção do pacote de açucar com um folhete ou um postal etc.
    Adorei.
    Parabéns.
    Neusa Abreu

    By Blogger Neusa Abreu, at 2:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home