CLUPAC - Clube Português de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar

quinta-feira, setembro 14, 2006

A PRIMEIRA VEZ

Ainda me lembro da primeira vez. Não, não é nada disso do que estão a pensar. Ainda me lembro da primeira vez que tomei contacto com o CLUPAC. Foi em 2002. Era Julho e no Seixal realizava-se o primeiro Encontro Internacional de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar (PortSugar). Meia centena de coleccionadores (desta vez não me enganei, Rui/Zé/Carlos!) andava numa azáfama, de mesa em mesa, à procura de mais uma novidade ou de mais uma raridade. Eu era uma jornalista em início de carreira e com muito jeitinho convenci a editora a fazer uma reportagem sobre “uns gajos que coleccionam pacotes de açúcar, imagina tu!?”. Juntei o útil ao agradável e o resultado foram muitos pacotes novos para a minha colecção e uma montanha de novos amigos. Descobri que, ao contrário do que eu pensava, não era a única a ter esta paixão pelos pacotes de açúcar. Fiquei a saber que existem pequenos pormenores que fazem uma grande diferença, que o fecho pode ser estriado ou pontilhado, que há sticks, envelopes, cintas, tetraedros, que há quem organize os pacotes por embaladores e outros por empresas caféeiras, que há quem coleccione de tudo e quem se dedica a uma determinada temática e que o melhor, ao contrário do que eu fazia até então, era retirar o açúcar dos pacotes. Infelizmente, por motivos profissionais, tive que abandonar o encontro a meio, mas o bichinho ficou cá dentro. A partir daí, comecei a fazer as minhas primeiras trocas, a questionar muito a forma como guardava os meus exemplares, a participar nos encontros promovidos pelo clube, a estar mais atenta aos cestos dos pacotes de açúcar que existem nos balcões dos cafés e restaurantes, a reflectir sobre todo este novo e admirável mundo novo. Sozinha não o teria conseguido. Provavelmente, continuaria a pensar que era a única pessoa no mundo a coleccionar pacotes, a guardá-los com o açúcar lá dentro, a não fazer ideia do que foi a Sempa ou a Torrefacção Lusitana, nem que tinham existido envelopes com açúcar. Nem sempre concordo com a opinião de outros coleccionadores, mas ouvi-los e argumentar torna-me uma pessoa humanamente mais rica cada dia que passa. Foi também por essa razão que aceitei participar neste espaço quando me lançaram o desafio. Todas as semanas, tentarei trazer aqui um tema para reflexão ou uma pequena história. Será sempre o meu ponto de vista, mas estarei sempre à espera dos vossos comentários, das vossas reflexões. Só assim será possível fortalecermos o espírito de grupo e aumentar esta (já grande) comunidade de coleccionadores de pacotes de açúcar. O que custa é dar o primeiro passo, mas valerá a pena. Afinal, a primeira vez nunca se esquece, não é verdade?

Fátima Mariano (sócia nº 74 do CLUPAC)