Memória Colectiva...
Em Portugal e por esse mundo fora, a Publicidade ao Café a ao Açúcar (em cubos ou em saquetas), foi desde o início do século passado um veículo fundamental e absolutamente determinante para o alcançar dos objectivos comerciais das diversas marcas. A sua abrangência, expressão e impacto junto da comunidade sofreu, ao longo do século, bastantes oscilações. Contudo a tendência é inequívoca: maior eficácia e eficiência dos meios.
A evolução e a forma cada vez mais dinâmica, interventiva e interactiva tanto dos meios mais tradicionais (como a imprensa escrita, a rádio, a televisão), como das novas tecnologias (internet, por exemplo), leva a que se sintam e notem cada vez mais as diferenças entre o passado e o presente, transformando-os imediatamente num legado digno de registo que carece ser preservado e divulgado.
É nesse sentido que deixo, em anexo, uma digitalização da contracapa de uma revista norte-americana do início do século passado (Scribner's Magazine - 1911), onde facilmente se vislumbra a publicidade então realizada aos cubinhos de açúcar.
A evolução e a forma cada vez mais dinâmica, interventiva e interactiva tanto dos meios mais tradicionais (como a imprensa escrita, a rádio, a televisão), como das novas tecnologias (internet, por exemplo), leva a que se sintam e notem cada vez mais as diferenças entre o passado e o presente, transformando-os imediatamente num legado digno de registo que carece ser preservado e divulgado.
É nesse sentido que deixo, em anexo, uma digitalização da contracapa de uma revista norte-americana do início do século passado (Scribner's Magazine - 1911), onde facilmente se vislumbra a publicidade então realizada aos cubinhos de açúcar.
Miguel Oliveira (sócio n.º 144)
1 Comments:
Estas gravuras são interessantíssimas. Despertou-me para uma pesquisa a revistas e almanaque muito antigos que tenho por cá. De post em post nos vamos enriquecendo.
By Vicktor Reis, at 6:00 da tarde
Enviar um comentário
<< Home